Como criar um Agente
Last updated
Last updated
Este tutorial vai demonstrar a criação de um agente genérico, passo-a-passo.
Acesse no menu lateral a opção "Criar Agente" para abrir a página de criação do seu agente, conforme imagem abaixo.
Ao acessar o menu de criação de agentes (imagem 2), existem alguns campos que são obrigatórios e outros são opcionais. Vamos descrever o que cada um desse campos faz.
Este é o nome que seu agente terá, tanto na sua interface de gerenciamento de agentes, quanto nas interações com o usuário final.
Esta é a primeira mensagem que seu agente enviará ao usuário final ao iniciar uma nosa conversa. Podemos pensar na apresentação como uma saudação. Por exemplo, se salvarmos uma apresentação como "Olá, como posso ajudar?", o agente sempre iniciará suas conversas com essa mensagem.
Os botões do agente permitem a interação direta do usuário com as funcionalidades oferecidas. O objetivo dos botões é direcionar o fluxo da conversa, permitindo que você guie o usuário para que ele faça as perguntas ou declarações desejadas ao agente, assegurando que a conversa siga o caminho planejado.
No campo "Nome do Botão" é utilizado para definir o texto que será exibido no próprio botão dentro do seu agente. Esse nome é crucial, pois ele indica ao usuário a ação que será tomada ao clicar no botão.
No campo "Valor do Botão" você define a informação específica que será enviada ou a ação que será acionada quando o botão for clicado. O valor do botão é a uma mensagem ou comando específico que será enviado à LLM (Language Learning Model), direcionando a conversa conforme desejado. Aqui você determina o comportamento do sistema em resposta à interação do usuário.
Exemplo: Se você criou um botão com o nome "Financeiro", e você quer que o usuário seja levado pra parte de boletos, você deverá escrever o script dentro do campo "Valor do Botão" da seguinte forma: "Quero falar sobre boletos dentro da área do financeiro, pergunte-me o que eu quero saber sobre isso".
Você também pode criar sub-botões dentro de um botão principal. Por exemplo, se você deseja criar opções dentro do botão "Financeiro", deve digitar no campo "Valor do Botão" da seguinte forma: "Quero falar sobre uma das seguintes opções: boleto, contas em atraso ou cancelar a conta. Pergunte-me sobre qual eu quero falar".
No campo "Descrição" você descreve de forma breve a função do botão criado, caso tenha dificuldade, você pode usar como ferramenta de suporte a função 'Magic' disponível no canto direito.
O conhecimento pode ser pensado como uma pasta ou um banco de dados personalizado, que contem todo o conhecimento específico no seu agente é treinado. Esse campo é opcional, mas caso não seja marcado, o agente não terá acesso a um treinamento personalizado ou a um conhecimento específico extraído de um arquivo ou site, por exemplo. Para saber mais sobre conhecimento de agentes, clique aqui.
Abaixo do corpo principal do menu, temos as configurações avançadas (imagem 3), que são dados sobre o modelo de linguagem que será utilizado para o agente. Basicamente, qual modelo de inteligência artificial deve ser usado para esse agente.
Imagem 3: menu de configurações avançadas do agente
A escolha do modelo de linguagem determina a escolha apropriada dos campos de:
Número máximo de tokens
Temperatura
o quão criativo o agente deve ser (0 = determinístico, 2 = respostas muito aleatórias)
ATENÇÃO: temperaturas acima de 1 podem causar "alucinações" no agente, ou seja, ele gera letras e números completamente aleatórios em suas respostas
Penalidade de Frequência (de -2.0 até 2.0)
penaliza novos tokens com base na frequência com a qual eles existem no texto até o momento, diminuindo a probabilidade de repetir uma mesma linha com os mesmo termos (o agente pode falar a mesma coisa, mas com palavras diferentes).
Penalidade de Presença (de -2.0 até 2.0)
penaliza novos tokens com base em sua presença (se aparecem ou não) no texto até o momento, aumentando a probabilidade de falar sobre novos tópicos (o agente procura falar sobre tópicos diferentes).
Essa opção representa número máximo de mensagens a serem usadas por interação de modelo. Definir esse valor como baixo tornará o modelo mais determinístico. Aumentar o valor resultará em mais criatividade. Para conversas no estilo de perguntas e respostas, é recomendável manter o valor em 2. O valor padrão é 100.
Essa opção não é obrigatória. Sua função é criptografar as informações pessoais envolvidas nas interações (nomes, CPF, números de telefone, e-mail, etc) para que ninguém de fora da conversa tenha acesso.
Essa opção também não é obrigatória. Sua função é procurar por conteúdo abusivo e mensagens prejudiciais nas interações.
Feito tudo isso, basta salvar as informações e já podemos começar a interagir com o agente! Basta acessar a Lista de Agentes, a primeira opção na barra lateral (imagem 4), encontrar o nosso agente na lista e clicar em conversar. Simples assim!
O comportamento é um pré-treinamento, em que informamos ao agente de que maneira ele deve se comportar, qual personalidade assumir, quais passos tomar em um atendimento, de que forma tratar as informações do usuário final, etc. Se deseja saber mais sobre comportamentos, .
A competência é uma lista de habilidades que o agente pode ter, como, por exemplo, a habilidade de fazer chamadas de API. Esse campo também é opcional, mas caso não seja marcado, o agente não terá acesso a quaisquer habilidades que já tenham sido criadas. Para saber mais sobre habilidades de agentes, .
o tamanho do contexto da interação ()
Para saber mais sobre models e qual o melhor model para cada situação, .