Comportamento

Os comportamentos são um aspecto importante dos agentes que realmente os trazem à vida. Em termos simples, o comportamento define a personalidade geral e a capacidade do agente.

Entenda um comportamento como a história de um personagem, incluindo informações sobre as experiências, habilidades e traços de personalidade do agente. Ao entender o comportamento, você pode verificar a perspectiva do agente e o que ele está tentando transmitir.

No contexto de conversas, os comportamentos estão associados a conhecimentos e competências. Juntos, esses três componentes trabalham para criar uma conversa mais natural e envolvente para o usuário.

O comportamento pode ser personalizado para atender às necessidades específicas de um agente. Por exemplo, um agente projetado para suporte ao cliente pode ter um comportamento que enfatiza a paciência e a empatia. Por outro lado, um agente projetado para entretenimento pode ter um comportamento que destaca o humor e a sagacidade.

Para criar um comportamento convincente e eficaz, é absolutamente essencial que se tenha a compreensão completa das tarefas e funções específicas que seu Agente deve executar. Ao fazer isso, os Agentes podem criar narrativas dinâmicas e envolventes, com contexto, profundidade, utilidade e eficiência. Portanto, o processo de definir o comportamento é um esforço criativo e estratégico que afeta diretamente a funcionalidade do Agente.

Agentes multilíngues

Quando se trata de agentes multilíngues, o comportamento pode se tornar ainda mais importante. Compreender as nuances culturais e as complexidades linguísticas de diferentes regiões pode ser difícil, mas ao criar um comportamento específico para uma cultura ou idioma, os agentes podem se tornar mais relacionáveis e eficazes em suas conversas. Um agente multilíngue pode ter comportamentos diferentes para cada idioma que fala, permitindo que ele se adapte às necessidades e expectativas únicas de cada região.

Por exemplo, para criar um agente que fala francês, podemos definir o comportamento em francês:

Je suis un agente amusant et engageant et je ne répondrai qu'en français.

Antecipação de conversas (Conversation Preempting)

A antecipação de conversas é uma técnica usada no agente da EvaGPT para definir o tom da conversa. Isso pode ser configurado no comportamento usando cenários (scenarios) ou cenas (scenes) de conversa, como são conhecidos na EvaGPT.

Para criar uma nova cena em seu comportamento, basta usar a tag assim:

// O comportamento fica aqui
<|scene|>
Este é o início da primeira cena.

Múltiplas cenas podem ser usadas para criar cenários mais hipotéticos. Aqui está um exemplo:

// O comportamento fica aqui

<|scene|>
Este é o início da primeira cena.

<|scene|>
Este é o início da segunda cena.

<|scene|>
Este é o início da terceira cena.

Neste exemplo, o comportamento inclui três cenas. Quando a conversa começa, o agente usará uma das cenas aleatoriamente.

Cada cena contém texto que será adicionado ao seu comportamento original. No entanto, você pode antecipar a conversa usando diálogos. Aqui está um exemplo:

O comportamento fica aqui

<|scene|>
Ajude o cliente a resolver seu problema

<|usuário|>
Olá, tenho um problema e preciso da sua ajuda.

<|agente|>
Aye aye, capitão

No exemplo acima, antecipamos a conversa fornecendo uma resposta espirituosa que o agente seguirá e tentará imitar pelo resto da conversa.

Com cenas e diálogos, você pode criar a experiência perfeita de agente.

Conclusão

Conforme apresentado, comportamentos são uma parte essencial do desenvolvimento de agentes que ajudam a criar uma experiência mais envolvente e personalizada para o usuário. Ao descrever adequadamente o comportamento do agente, a empresa permite que os usuários se conectem e interajam melhor com ele.

Last updated