EvaGPT
  • Introdução
    • Modelos
    • Consumo
    • Agentes
      • Criar Agente
        • Comportamento
      • Lista de Agentes
    • Conhecimento
      • Criar Conhecimento
      • Lista de Conhecimento - Datasets
    • Competências
      • Criar Competência
      • Listas de Competências - Skillsets
      • Exemplos
        • JSONPlaceholder
    • Curadoria
      • Lista de Conversas
      • Lista de Feedback
  • Privacidade
  • Integrações
    • Integração por Sitemap
    • Integração com o Microsoft Teams
    • Whatsapp
      • Integração com WhatsApp utilizando a Twillio
        • Requisitos para criação de conta no Twilio
        • Criando conta no Twilio
        • Comprando Número
        • Regulatory Compliance
        • Redirecionamento de chamada
        • Code Exchange - Códigos
        • Configurando o Twilio
        • Configurando o EVAGPT
      • Integração com WhatsApp utilizando a Vonage
  • Tutoriais
    • Como criar um Agente
    • Como criar um usuário
    • Como criar uma Lista de Conhecimentos
    • Como criar uma Lista de Competências
    • Como criar um agente que faz chamadas a APIs
    • Como conversar com seus documentos
    • Como conversar com os dados do seu site
    • Filtragem de retorno de API com JSONPath e JMESPath
    • Receitas
      • Criando um agente de SAC
      • Criando um agente que renderiza imagens
      • Criando um agente para o seu site
      • Criando um agente que recomenda produtos
      • Criando um agente de assistência técnica
  • Suporte - Abertura de Chamados
  • Documentação da API
  • Política de Privacidade
Powered by GitBook
On this page
  • Criar Conhecimento
  • Menu de criação de conhecimento
  • Configurações Avançadas
  • Tipo de Armazenamento
  • Inserindo registros
  • Inserção Manual de Registros
  • Ingestão de Documentos
  • Integração com Sitemap
  1. Tutoriais

Como criar uma Lista de Conhecimentos

PreviousComo criar um usuárioNextComo criar uma Lista de Competências

Last updated 1 year ago

Neste tutorial, cobriremos o proceso de criação de uma Lista de Conhecimentos e todas as formas que temos de adicionar novos conhecimentos a ela.

Vale lembrar que uma Lista de Conhecimentos pode ser pensada como se fosse uma pasta ou um banco de dados, que deve ser preenchido posteriormente (também será abordado nesse tutorial!).

Criar Conhecimento

Para acessar o menu de criação de conhecimentos, basta localizar o link correspondente na barra lateral (imagem 1) e clicar.

Imagem 1: localizando a opção de criação de conhecimentos

Menu de criação de conhecimento

Nesse menu, temos apenas dois campos:

  • Nome do conhecimento: diz respeito ao nome dessa "pasta" de conhecimentos

  • Descrição: campo opcional, para uso interno, não acessível ao usuário final que fará a interação com o agente

Imagem 2: corpo principal do menu de criação de listas de conhecimento

Configurações Avançadas

Conforme podemos ver na imagem 3, abaixo do corpo principal temos as configurações avnçadas.

Imagem 3: campos que compõem as configurações avçandas

A tabela abaixo vai auxiliar a explicar o que cada campo representa:

Opção
Descrição

Tipo de armazenamento

Determina como os dados serão indexados e adquiridos pelo agente.

Número máximo de tokens no registro

O número máximo de tokens para utilizar para novos registros. Esse valor só é considerado ao importar dados de arquivos e integrações. O número de créditos padrão é 243.

Número máximo de pesquisas

O número máximo de registros que devem ser retornados de cada pesquisa ao banco de Conhecimentos.

Máximo de créditos no resultado da busca

O número máximo de créditos a serem utilizados por todos os registros de conhecimento encontrados. Recomendamos que esse valor seja de, no mínimo, 243 créditos para que caiba em um único registro

Instrução de Match (correspondência)

Instrução de agente opcional a ser usada quando uma correspondência de registro de conhecimento adequada é encontrada.

Instrução de Mismatch (não correspondência)

Instrução de agente opcional a ser usada quando nenhum registro de conhecimento adequado é encontrado.

Tipo de Armazenamento

Existem dois tipos de armazenamento disponíveis no momento, cada um com sua área respectiva de atuação, portanto é necessário escolher conforme suas necessiades. A tabela abaixo explica melhor quando usar cada uma das duas opções disponíveis:

Tipo de Armazenamento
Quando utilizar

Ada Loom

Otimizado para listas de conhecimento de grande porte e consegue lidar com milhões de registros com facilidade. Sua tecnologia o torna perfeito para situações onde resultados de alta precisão são necessários.

Ada Sprout

Perfeito para listas de conhecimento de menor porte, onde a velocidade da pesquisa é essencial. A tecnologia por trás desse tipo de armazenamento resulta em tempos de resposta muito rápidos para listas de conhecimento de pequeno e médio porte.

Inserindo registros

Até o momento, existem 3 formas de inserir registros (o conhecimento textual) em suas listas de conhecimento:

  1. Manualmente

  2. Ingerindo documentos

  3. Integração com sitemap

Inserção Manual de Registros

Para fazer a inserção manual, começamos acessando a Lista de Conhecimento na barra lateral (imagem 4).

Imagem 4: opção de lista de conhecimento na barra lateral

Ao acessar a lista de conhecimentos, precisamos encontrar a lista de conhecimento criada e clicar em "Registros" (imagem 5).

Imagem 5: encontrando o conhecimento criado

Clicando em "Registros", temos acesso a uma listagem de todos os registros já feitos dentro dessa lista de conhecimento. Como é uma lista recém-criada, não existem registros nela, portanto, vamos criar um manualmente clicando em "Criar novo registro" no centro da tela (só disponível quando não há registros na lista) ou "+ Criar Registro" no canto superior direito (imagem 6).

Imagem 6: listagem vazia, esperando a criação de uma lista de conhecimentos

Após clicar em um dos botões, temos acesso ao menu de criação de registros (imagem 7), onde temos 3 campos.

Imagem 7: menu de criação de registros

A tabela abaixo explica quais são os campos e suas respectivas funções:

Campo
Função

Nome do registro

Utilizado para identificação do registro.

Tópico

Utilizado para ordenação dos registro (opcional).

Texto

Conteúdo do registro. Esse é o campo em que informamos o conhecimento, de fato.

Ingestão de Documentos

Para realizar a ingestão documentos, é preciso voltar à listagem de conhecimentos, encontrar o conhecimento desejado e clicar em "Arquivos" (imagem 8).

Imagem 8: botão de ingestão de arquivos

Ao clicar em "Arquivos", temos acesso à listagem de arquivos que já foram ingeridos pelo conhecimento. Como esse conhecimento é recém-criado, não há arquivos listados, portanto, é preciso fazer o upload de um novo arquivo clicando em "Adicionar novo arquivo" (apenas disponível quando não há arquivos listados) ou em "+ Adicionar arquivo" (imagem 9)

Imagem 9: tela de listagem de arquivos

Ao clicar, temos acesso à tela de upload de arquivos, onde temos 3 campos na tela (imagem 10).

Imagem 10: tela de upload de arquivos

A tabela abaixo explica quais são os campos e suas respectivas funções:

Campo
Função

Nome do arquivo

Atribuição de um nome qualquer para o arquivo, não necessariamente o mesmo que o nome do arquivo em si.

Descrição

Campo opcional - serve para identificar o arquivo internamente.

Campo de anexo

Campo onde o arquivo pode ser levado ou, clicando no campo, o arquivo pode ser selecionado do sistema de arquivos do computador.

Sobre os formatos aceitos No momento, aceitamos arquivos nos formatos PDF, DOCX, CSV, JSON e TXT.

Feito o upload, o(s) arquivo(s) aparecer(á/ão) na tela de listagem de arquivos (imagem 11).

Imagem 11: listagem após o upload de um arquivo

Agora, qualquer agente que for utilizar esse conhecimento terá acesso às informações contidas no arquivo.

Integração com Sitemap

A integração com sitemap permite fazer a leitura de uma ou mais páginas de um site em busca de informações para anexá-las a um conhecimento específico. .

Saiba mais aqui